AUTORES

Autores:

CIBERPAJÉ (EDGAR FRANCO)


Nascido a 20 de setembro de 1971, em Ituiutaba, Minas Gerais, os quadrinhos entraram cedo na vida de Edgar Franco. Aos 12 anos publicou sua primeira HQ em um fanzine, desenvolvendo um amor constantemente renovado por esta forma de expressão. Graduou-se em arquitetura e urbanismo na Universidade de Brasília (UnB), onde iniciou suas pesquisas sobre a linguagem dos quadrinhos e suas interfaces com a arquitetura, anos depois o avanço dessa pesquisa veio a resultar no livro História em Quadrinhos e Arquitetura, publicado pela editora Marca de Fantasia em 2004.

Em seu mestrado em Multimeios na Unicamp estudou as HQs na Internet, batizando essa linguagem híbrida de quadrinhos e hipermídia de HQtrônicas (histórias em quadrinhos eletrônicas), pesquisa que serviu como base para o livro HQtrônicas: Do Suporte Papel à Rede Internet publicado em 2005 pela parceria entre as editoras Annablume e a FAPESP. Em 2006 concluiu o seu doutorado em Artes na ECA/USP, e é professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo & Ciência da Computação da PUC-MG (Unidade Poços de Caldas). Como pesquisador de Histórias em Quadrinhos e arte-tecnologia já teve diversos artigos publicados em revistas e livros e tem apresentado suas pesquisas, há mais de oito anos, em congressos como Intercom, Lusocom, Compós e SBPC. Sua pesquisa de doutorado, Perspectivas Pós-Humanas nas Ciberartes, foi premiada no programa Rumos Pesquisa 2003 do Centro Itaú Cultural em São Paulo.

Como ilustrador e quadrinhista possui dezenas de páginas publicadas em revistas do Brasil e exterior como: Quadreca, Brasilian Heavy Metal, Nektar, Metal Pesado, Quark, Fêmea Feroz, Ervilha, Mephisto (Alemanha), Dragon's Breath (Inglaterra), Ah, BD! (Romênia), além dos álbuns solo Agartha, Transessência e Elegia, publicados pela Marca de Fantasia, e de BioCyberDrama, em parceria com Mozart Couto, editado pela Opera Graphica. Franco tem também experimentado criar trabalhos para suportes hipermidiáticos, entre eles as HQtrônicas Ariadne e o Labirinto Pós-Humano participante da Mostra de Artes - Sesc SP/2005 e NeoMaso Prometeu que recebeu menção honrosa no 13º Videobrasil - Festival Internacional de Arte Eletrônica (Sesc Pompéia/2001). Também é autor do projeto musical industrial/ambient Posthuman Tantra. Você pode saber mais sobre Edgar Franco, seus trabalhos e projetos lendo as entrevistas que concedeu para os sites Joacy Jamys, Alan Moore Senhor do Caos e Areia Hostil. Você também pode acessar o site pessoal e o fotolog do artista.

Mantém na net:
http://www.ritualart.net/
https://www.facebook.com/Oidicius?fref=ts

GAZY ANDRAUS


É formado em Educação Artística pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual de São Paulo), com a dissertação "Existe o Quadrinho no Vazio entre Dois Quadrinhos? (ou: 'O Koan nas Histórias em Quadrinhos Autorais Adultas')", e atualmente, doutorando em Ciências da Informação e Documentação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo; é bolsista do CNPHQ (Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos, da mesma universidade) e professor da FAAP. Autor e pesquisador de histórias em quadrinhos, começou a publicar no fanzine Barata, e depois em diversos outros como Matrix (premiado como melhor fanzine na I Bienal de HQs do Rio de Janeiro), Ideário, Mandala, La Bouche du Monde (França), Vôo da Águia e Traços e Tintas, ambos, de Portugal. Publicou ainda nas revistas Fêmea Feroz, Metal Pesado nº6 e Brazilian Heavy Metal.
Seu álbum mais recente é Ternário M.E.N., editado pela Marca de Fantasia, de Henrique Magalhães. Junto à Flavio Calazans e Edgar Franco ajudaram a fundar a revista Mandala da editora Marca de Fantasia, dedicada à publicação e estudo dos Neo-Quadrinhos. Co-editou com Edgard Guimarães os álbuns: Homo Eternus, Convergência, HQ2, Solos, Sacro-Conquistador, entre outros, e com Edgar Franco Irmãos Siameses.
Artista em plena atividade, dentre as quais se destacam a exposição "Alma HQ", com 40 trabalhos, de 16 de março a 16 de abril de 2004, na Gibiteca Bigail, de São Vicente-SP, e a palestra, no dia 6 de abril no "1º Ciclo de Palestras 2004, da Secretaria de Cultura da mesma cidade, quando dissertou sobre seus estudos e pesquisas de "Fanzines e a HQ Independentes.

Mantém na Net:
http://tesegazy.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/gazy.andraus?fref=ts


EDU MANZANO

Edu Manzano ficou mais conhecido por fazer parte dos artistas que surgiram e se destacaram no ”boom” dos quadrinhos alternativos do Brasil nos anos 80, ainda utilizando o nome de Eduardo Manzano, onde expandiu seu trabalho também para países como Itália, Espanha, Portugal, França, etc.
Também foi um dos criadores do movimento de quadrinhos que mais tarde seria batizado de Neo-Quadrinhos ou HQ´s Poético Filosóficas.

Formado em design gráfico, atua como ilustrador para livros, mercado publicitário e material promocional para bandas de rock no Brasil e exterior, além de Cartuns e Charges.
Teve seu trabalho incluído no Cd “ Jogos de Armar ” do compositor Tom Zé.
Ajudou a fundar a Júpiter 2 ( ex-SM Editora ) uma das maiores editoras de Quadrinhos nacionais, vencedora do Troféu Bigorna 2008 como melhor editora Independente, onde publica alguns de seus quadrinhos desde 2005, além de publicar outros estilos de quadrinhos no mercado editorial brasileiro, tendo colaborado também em publicações como Almanaque de Heróis, Níquel Náusea, Panacea, Super Interessante, Private, Jornal Metrô News, etc...

Atualmente  é também colaborador da revista Mundo dos Super Heróis, ganhadora de 2 prêmios HQ MIX, Co-Editor da Editora Universo e produz material para bandas de Rock e Heavy Metal no exterior.

Mantém na Net:
https://www.facebook.com/edumanzanoart
https://veredictoquadrinhos.blogspot.com/


LAW TISSOT



Law Tissot começou a atuar na cena underground em novembro de 1984, Law Tissot, Marco Muller e Rodnério Rosa criaram o Grupo Mutação de Quadrinhos e lançaram o fanzine Mutação. Esta publicação tinha o espírito da época, pois os quadrinhos independentes começavam a proliferar pelo Brasil.
A partir desta experiência seguiu na edição de outros títulos e, também, na colaboração com dezenas de outros fanzines do período. Nos anos 90 participou do Cybercomix (a importante revista eletronica do provedor Terra) além de continuar atuando na cena underground - sua grande paixão.
Ao lado do quadrinhista Lorde Lobo editou o prozine Areia Hostil, que teve 15 edições e conquistou um HQ MIX. Hoje é professor de Artes Visuais do Colégio Alternativo, na cidade do Rio Grande, RS e produz o coletivo de arte SETOR 8, ao lado de diversos artistas da cena da arte urbana, arte postal, performances, quadrinhos, poesia e intervenções em espaço publico.
Law Tissot também realizou alguns curtametragens inspirados na sua principal série de HQ, a CIDADE CYBER.

Mantém na Net:
https://www.facebook.com/lawtissot?fref=ts
http://www.fanzinotecamutacao.blogspot.com


FLAVIO CALAZANS


É artista multimídia: professor universitário (Universidade de São Paulo, desde 1995), doutor e consultor de comunicação, autor de HQ, artista plástico, entre outras coisas, e fanzineiro.
Como um dos fundadores do "Grupo de Trabalho 'Humor e Quadrinhos'" (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação), recebeu ótimos comentários da imprensa nacional.
Para mostrar sua criatividade já bastante represada, fundou, em 1979, o fanzine Barata, um dos mais conceituados e de maior logevidade em circulação no Brasila, além de ter publicado seus quadrinhos em um sem número de fanzines e revistas no Brasil e Exterior.
Publicou dezenas de livros, ensaios e textos diversos, cujos grandes frutos foram vários prêmios. "Propaganda Subliminar Multimídia", lançado pela Summus Editorial, é sua obra mais comentada.
Continua atuando como pesquisador de Histórias em Quadrinhos.
Sua vasta e riquíssima biografia está exposta no seu site "Midiologia e Arte".

Mantém na net:
www.calazans.ppg.br/